10 anos do projeto que iniciou o futuro do Green Building na Praia Brava
A Praia Brava, em Santa Catarina, vive hoje um momento singular no cenário da arquitetura e da construção sustentável. O bairro caminha para se tornar, nos próximos anos, um dos principais epicentros globais do Green Building, reunindo projetos certificados, arquitetura autoral e uma nova forma de pensar o morar e o construir. Esse movimento tem origem clara: a Via Artística Casa na Praia.
Em 2011, quando a sustentabilidade ainda era exceção no mercado imobiliário brasileiro, a Via Artística Casa na Praia tornou-se o primeiro design showroom sustentável de Santa Catarina, conquistando a certificação LEED Platinum. Assinado pelo arquiteto
Carlos Eduardo Ramos, o projeto não apenas elevou os padrões técnicos e ambientais da região, como inaugurou uma nova mentalidade urbana, influenciando empreendimentos, profissionais e investidores a enxergarem a sustentabilidade como valor central — e não como tendência passageira.
Passados 10 anos da certificação LEED, a Casa na Praia permanece absolutamente atual. Seu design biofílico, aliado à tecnologia de ponta, eficiência energética e soluções construtivas inteligentes, comprova que sustentabilidade verdadeira é aquela que atravessa o tempo. Mais do que um edifício, o projeto consolidou-se como um case internacional de arquitetura responsável, respeitando o meio ambiente e promovendo bem-estar, conforto e sofisticação.
Esse legado ganhou reconhecimento além das fronteiras brasileiras. A Via Artística Casa na Praia foi destaque no renomado portal internacional Architecture Hunter e em importantes veículos nacionais, consolidando-se como referência global em arquitetura sustentável. O reconhecimento da mídia reforça aquilo que o bairro da Praia Brava já vivencia na prática: uma transformação urbana guiada por projetos conscientes, inovadores e alinhados aos princípios do Green Building.
Para Rafael Nowascky, CEO da Via Artística Casa na Praia, o impacto do projeto vai além da arquitetura:
"Criamos um espaço acolhedor, tropical e tecnologicamente avançado, que continua atual mesmo após 10 anos. A sustentabilidade e eficiência desse projeto são um legado que nos orgulha."
A Casa na Praia é, assim, um símbolo de como arquitetura, design e responsabilidade ambiental, aliados à autoria de grandes profissionais, podem transformar um território, influenciar uma geração e posicionar um bairro brasileiro no centro das discussões globais sobre o futuro da construção.
Visite a Via Artística Casa na Praia: Rodov. Osvaldo Reis, 3600, Praia Brava, Itajaí
O projeto oferece uma construção sofisticada, conceitual e didática para quem busca o conhecimento de práticas que não agridam a natureza. Com elementos de iluminação, paisagismo, automação, e certificação LEED (Green Bulding Council), pretende se alinhar aos conceitos atuais de arquitetura e construção.
Sustentabilidade
Este projeto verde tem a sustentabilidade em sua abordagem transdisciplinar, isto é, ambiental, social e econômica. Ele é importante por proporcionar um maior bem-estar para os ocupantes e ensinar sobre o uso racional dos recursos naturais, visto que os edifícios consomem 40% de toda energia e água utilizada no mundo.
Green Building
O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Ações Sustentáveis
Eficiência do uso da água
A coleta da água pluvial para o telhado, equivalente a uma superfície de 210 m², resulta no aproveitamento percentual de 90% da água que cai no terreno.
Madeira certificada
As madeiras utilizadas na decoração do VA Casa na Praia estão cadastradas no Sistema de Certificação Florestal – FSC, o que garante que a procedência seja de floretas replantadas.
Materiais de baixa emissão
Para reduzir a quantidade de contaminantes dentro do ambiente interno, preferiu-se por tintas e revestimentos de baixa emissão de COV- Compostos Orgânicos Voláteis.
Arquitetura
O VA Casa na Praia procurou escolher empresas responsáveis com materiais sustentáveis. Exemplos dos insumos foram: Alumínio; Madeira Plástica e Patilhas.
Microgeração fotovoltaica
Sistema de captação da radiação solar através de painéis solares fotovoltaicos. A loja utiliza a energia que ela própria produz.
Climatização automatizada
O sistema possui automação incorporada, permitindo a operação individual das unidades internas e baixo consumo de energia, sem degradar a camada de ozônio.
Transporte alternativo
O estacionamento do VA CASA NA PRAIA é menor do que o mínimo exigido. A iniciativa é para incentivar os visitantes a irem de carona, sempre que possível. Assim reduzirá o número de veículos nas ruas.
Área coberta
O uso de superfícies claras nos telhados contribui para a redução de ilha de calor, refletindo os raios solares e mantendo o ambiente mais fresco. Como resultado, o consumo de energia elétrica são reduzidas.
Scorecard Green Building
Via Artística Casa na Praia
Um ícone da arquitetura sustentável